Nathalia Hauache

Deixe a Magalu cochilar…pois quando acordar, o varejo tremerá

Deixe a Magalu cochilar…pois quando acordar, o varejo tremerá
(Lembrei da fala de Napoleão sobre a china)

Se em 2021 sua fortuna fosse de US$5 bilhões, você se aposentaria? Residiria no Brasil? Para Luiza Trajano, as respostas nunca oscilaram. Mulher empreendedora e self-made tem uma trajetória da qual podemos aprender e aplicar em nossas vidas e carreiras.

Ela começou dentro do que conhecia e em um mercado pequeno, onde dominava como tudo funcionava. Priorizou sempre a qualidade do atendimento e estratégias de marketing, para cativar cada vez mais. A partir daí, vislumbrou novas possibilidades e não teve medo de ousar. Saiu do interior de SP e começou a sua expansão nacional. Foi a primeira loja online brasileira. Abriu seu IPO, viu sua fortuna multiplicar 180 vezes o valor. Entre tantos negócios fracassados, como uma magazine de interior atingiu esse sucesso?

Das etapas, começou fazendo o necessário, depois o que estava dentro de suas possibilidades, e logo atingiu o impossível. Foi pioneira e nunca se deixou afetar pelos julgamentos da época por ser mulher. Nem pelas estatísticas ou pelo cenário político econômico do país. Acreditou em seu ideal e trabalhou incessantemente para atingi-los. Identificou as falhas e foi reparando. Os funcionários não queriam ser vendedores, foi pessoalmente entender o porque e reverteu a situação. No cenário digital, criou um personagem, a Magalu, que não só explica os produtos mas transmite a sensação de proximidade ao consumidor. Criou um ambiente humanizado, que fez uma população desconfiada, acreditar.

As práticas de gestão trabalhando com times multifuncionais e cross propiciou a redução de feudos. O grupo passou a fazer investimentos sólidos e diversificados. No ESG, a prática diária está vinculada a um sistema que se comunica com a transformação da sociedade. Em 2020, a marca cresceu 66%, apesar da queda das ações (Interbrand). Eles se obstinam a manter a consistência de boa reputação perante os consumidores.

Em paralelo, Luiza nunca negligenciou seu papel como empreendedora. Sendo ativa em palestras e líder do Grupo Mulheres do Brasil, cujo trabalho é reconhecido pela sua diversidade (de atuação e público) e resultados efetivos. Sua visão de longo prazo está projetada no talento desse ícone do varejo. Os desafios e aprendizados fazem parte do repertório de Trajano, sendo este desafio de gestão enfrentado agora, apenas um cochilo na história de uma empresa que é motivo de orgulho para o Brasil.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar por aqui!