Nathalia Hauache

Value-driven Leadership que aprendi no Japão

Líderes orientados por valores são pessoas empáticas, que praticam a escuta afetiva, priorizam os interesses de todos os stakeholders e procuram ser melhores para o coletivo. Focam nos detalhes e nos nichos de cada tarefa, mas também calculam seus impactos no macro. Demonstram valores e integridade. Aplicam uma liderança de mudança e responsabilidade. Se preocupam com a qualidade e saúde mental de seus colaboradores.

Para isso, é preciso muito autoconhecimento e domínio. Sabem utilizar os feedbacks efetivamente e conseguem manter a inteligência emocional equilibrada para decisões e discussões difíceis. Não admitem nenhum tipo de discriminação. A diversidade soma e são humildes, gostam de aprender com o outro. Agem com transparência e não se sentem descredibilizados por sua aparente vulnerabilidade.

Suas abordagens organizacionais são inovadoras. Essa liderança positiva não só capacita, mas também tem o poder de fortalecer as empresas.

Pessoalmente pude observar como os japoneses já são fluentes nessa prática, muito antes do Ocidente.

Quando estive no Japão, aprendi grandes lições com o Sr. Takenori Kato, presidente fundador da Avex, a número 1 do mercado de micro-peças de alta precisão. Dentre elas, destaco:

1. O líder não deve ouvir dizer e sim ver o que está acontecendo com seus próprios olhos, na prática é estar próximo para conseguir tirar as suas próprias conclusões das coisas como elas são, de fato.
No mundo real, tudo o que ouvimos dos outros, tem filtros e ruídos, se você quer saber o que acontece precisa ver para poder agir, chamamos isso de GEMBA!

2. A estratégia de customer equity (valor do cliente presente e potencial futuro) deve ser construída por meio do relacionamento que o cliente tem com a empresa e não dos produtos que ele compra ou consome.

3. A liderança deve sempre considerar em suas decisões – o clima organizacional e o bem-estar da sociedade. O seu alcance vai além de alguém sem influência.

4. Os princípios e valores dos líderes devem estar alinhados aos da empresa, se a camiseta não te serve não adianta forçar a barra.

Em um ano desafiador, é fundamental cultivar a value driven leadership como uma condição necessária para o bom desempenho do papel das lideranças.

E você o que pensa a respeito?

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar por aqui!